Notícias

Mudança de Estação, Reforço de Parcerias

 

Outubro é o mês dedicado ao Objetivo de Desenvolvimento 17: Apelar a Parcerias para a implementação de objetivos.
Tendo como objetivo contribuir para um mundo melhor, os Objetivos de desenvolvimento do Milénio contemplam várias áreas que podem e devem melhorar. O Objetivo 17 remete automaticamente para a necessidade urgente de parcerias. Na verdade, a ótica da solidariedade é a colaboração, o engajamento e a parceria, de modo a rentabilizar ao máximo os recursos que normalmente existem nas áreas mais necessitadas.
Nós acreditamos na sustentabilidade das ações e intervenções e por isso nos últimos meses temos vindo a apelar a empresas pelo seu suporte, à sociedade civil para o seu maior envolvimento e ainda às Instituições para se juntarem a nós, candidatando-se aos apoios dos Embaixadores da Mudança.
Quando falamos de problemas socialmente negligenciados, vemos uma vasta lista, a mesma, há também muitos anos. Quando olhamos para as iniciativas sociais, vemos que em Portugal existem mais de 25Mil (dados de 2017) e quando perguntamos à sociedade civil se apoia causas, as respostas mais frequentes são “não confio, não tenho tempo, não sei”. Por isso arriscamos concluir que, também ao nível nacional temos uma grande desarticulação e falta de parcerias. Se não participamos, não nos envolvemos, e se não nos envolvemos, não temos conhecimento suficiente para transformar o mundo que tanto desejamos.
Desafio Deste Mês: Escolha uma das associações e envolva-se, descubra o que fazem e como agem, questione a sua sustentabilidade e não se esqueça de perguntar sobre o impacto, sem nunca esquecer que os indicadores de impacto da área social são bem diferentes da empresarial.