Notícias

Generosidade: de Pequenino é que se torce o Pepino

 

Ser generoso não é apenas dar dinheiro a uma causa ou entregar algumas moedas a alguém na rua.
Pode ir do simples oferecer ajuda para levar as compras do vizinho ou voluntariar-se para ensinar alguém a ler.  Pode ser uma partilha do seu dinheiro, talento ou tempo. Num momento de reinício de aulas, de regresso à socialização, depois de meses em isolamento social, há uma disciplina que não é óbvia e que pode sem dúvida passar despercebida: a generosidade!
Aqui ficam 5 dicas que podem ser úteis para ajudar a desenvolver a generosidade dos mais pequenos:
1. Mostrar um comportamento generoso em casa: às vezes esquecemo-nos de ser generosos dentro de casa. Fazemo-lo na rua, mas esquecemos o lar. Por isso, mostrar empatia e generosidade principalmente com aqueles que moram aí em casa;
2. Elogiar os comportamentos generosos quando alguém os pratica: Elogiar os comportamentos/ações generosas das pessoas aí em casa pode ser feito sobre qualquer tarefa, desde levantar a mesa a dar um presente;
3. Ajudar as crianças a perceber outros pontos de vista, a tolerar a diferença: Pode introduzir a reflexão “como será que a pessoa X ou Y se está a sentir com o que aconteceu?”
4. Fazer ações generosas em família: escolha uma causa, tarefa ou indivíduo para ajudar, estimula o desenvolvimento da virtude nas crianças e fará com que todos se sintam mais próximos.
5. Incentivar as crianças a ler: pode ser ler sobre personalidades generosas (Madre Teresa Calcutá..etc..) ou mesmo ler-lhes histórias de ficção, por exemplo. Leitura dá outras visões e melhora a tolerância, visão do mundo como todo, onde uma espécie sem a outra não sobrevive.
Boas práticas!!