Causa vencedora maio 2018

Causa vencedora maio 2018

Matilde uma menina com 10 anos portadora de síndrome de rett uma doença degenerativa que causa dependência de um adulto 24 horas por dia. Frequenta o nosso Centro de Competências para poder melhorar a sua condição e adquirir capacidades. A Matilde não comunica de forma verbal, comunica através do olhar, a ANPAR tem um sistema de comunicação aumentativa, para que ela possa comunicar com os seus olhos, mas para podermos trabalhar com a Matilde necessitamos de um Tablet específico e um adaptador de cadeira de rodas (braço extensível). Não podemos deixar de fazer todos os esforços para ajudar a Matilde, por isso apelamos aos doadores do movimento um euro que ajudem a Matilde a ser mais feliz.

Causa vencedora abril 2018

Causa vencedora abril 2018

Associação Portuguesa Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer - Este projecto tem como objectivo promover melhores condições de acessibilidade aos utilizadores (Utentes/Cuidadores) do Departamento dos Serviços de Lisboa procurando garantir, desta forma a equidade no acesso e inclusão de todos os que necessitam do apoio dos serviços. A rampa de acessibilidade é um equipamento arquitectónico com uma diferença de altura que faz a ligação entre dois locais com declive/aclive e que facilita a entrada e saída de pessoas e cargas de modo a promover a acessibilidade das mesmas. A aquisição desta rampa irá eliminar a barreira física e arquitectónica existente na porta de entrada no nosso Centro Dia, localizado nos nossos serviços de Lisboa. Deste modo a aquisição desta rampa de acessibilidade irá melhorar as condições de acessibilidade dos nossos utentes aos serviços, promovendo a melhoria da autonomia, da qualidade funcional e da qualidade de vida dos nossos utentes (Pessoas com demência e mobilidade reduzida), evitando o elevado risco de queda a que diariamente estão sujeitos.

Causa vencedora março 2018

Causa vencedora março 2018

A AFACIDASE (Associação de Familiares e Amigos do Cidadão com Dificuldades de Adaptação da Serra da Estrela) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) sem fins lucrativos, que integra a comunidade com Necessidades Especiais do Concelho de Manteigas. Sediada no Edifício do Beiral, onde acolhe jovens e adultos com deficiência e desenvolve a sua atividade, a AFACIDASE, alarga o seu âmbito de ação aos concelhos limítrofes da Serra da Estrela. Foi fundada a 15 de Maio de 2001 por um grupo de pais preocupados em melhorar a qualidade de vida dos seus filhos portadores de necessidades especiais, e em promover respostas sociais adequadas na área da deficiência. Atualmente a AFACIDASE conta com 15 clientes e 6 colaboradoras, distribuídas por duas equipas de trabalho: equipa técnica (uma Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação, que assume função também de Diretora Técnica, uma Assistente Social, uma Técnica de Desporto Adaptado, uma Terapeuta Ocupacional) e equipa operacional (uma Administrativa e uma Cozinheira). A grande motivação da AFACIDASE e dos seus colaboradores (funcionários e voluntários) é garantir à pessoa com deficiência o aumento contínuo da qualidade de vida e a satisfação das suas necessidades, fazendo o bem, bem feito. Uma das respostas sociais da AFACIDASE é o Centro de Atividades Ocupacionais. As atividades diárias principais são realizadas numa sala que neste momento precisa de uma remodelação. O mobiliário é antigo e insuficiente, quer para a realização das atividades, quer para armazenar os materiais. É nesse sentido que a AFACIDASE se candidata ao Movimento um euro, com a expetativa de proporcionar aos seus clientes um serviço de maior qualidade e atividades mais inclusivas. Acreditamos que o pouco de muitos pode fazer toda a diferença.

Causa vencedora fevereiro 2018

Causa vencedora fevereiro 2018

A Cantina Social da Santa Casa da Misericórdia do Peso da Régua insere-se na Rede Solidária das Cantinas Sociais e constitui-se como uma resposta de intervenção no âmbito do Programa de Emergência Social. Com o objetivo de suprir as necessidades alimentares dos indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica, a Cantina Social assegura as refeições (almoço/jantar) devidamente embaladas e acondicionadas em marmitas que são recolhidas pelos utentes para consumo no seu próprio domicílio. O Serviço de Apoio Domiciliário é outro serviço disponibilizado pela Santa Casa de Misericórdia do Peso da Régua que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados ao domicílio, a pessoas e/ou famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou atividades diárias. São destinatários desta resposta social os indivíduos e famílias em situação de dependência física, social e psicológica que residam no concelho do Peso da Régua e os serviços prestados incluem, para além da higiene pessoal, higiene habitacional e tratamento de roupas, a alimentação diária no domicílio dos utentes. Devido ao desgaste diário a que tem sido sujeita a maior parte das marmitas e dos recipientes isotérmicos utilizados na Cantina Social e no Serviço de Apoio Domiciliário, é necessário substituílos para garantir que os produtos alimentares são transportados e preservados em condições ideais. Com o contributo do Movimento 1 Euro será possível adquirir novos equipamentos que contribuirão para a melhoria dos serviços alimentares prestados pela Santa Casa da Misericórdia do Peso da Régua.

Causa vencedora janeiro 2018

Causa vencedora janeiro 2018

A Associação SOL é uma Instituição Privada de Solidariedade Social sem fins lucrativos, fundada a 17 de dezembro 1992, para dar apoio incondicional às crianças infetadas e afetadas pelo vírus da Sida. P Atuamos como residência, Casa SOL, e para desta valência, apoiamos também famílias igualmente afetadas ou infetadas pelo VIH, onde também ajudamos a proporcionar um melhor futuro a crianças não residentes da casa SOL. Na Casa SOL residem 13 crianças e jovens, entre os 12 e os 22 anos de idade, onde para além das especificidades individuais de cada um deles, temos a nosso cuidados duas jovens com grau de incapacidade física (e cognitiva) de mais de 90%. A Associação Sol vem, por este meio, candidatar-se ao apoio do Movimento1euro, com o objectivo de melhorar o acesso ao cuidado de higiene das nossas jovens, que sendo dependentes de terceiros, é nossa preocupação proporcionar um ambiente funcional, seguro e capaz de dar respostas às suas necessidades. Desta forma, faz todo o sentido, contar com a vossa ajuda para a aquisição de uma cadeira de banho rotativa, de uma estrutura de apoio para sanita com almofada, e de um apoio de sanita de modo diminuir as dificuldades de um banho privado/assistido em segurança e melhorar a qualidade e conforto no acesso às necessidades básicas, para as nossas jovens e para quem presta este cuidado.