Morada: Rua do Salitre, 118-120 1250-203 Lisboa


Telefone: 213816151


Valor em €: 958,21€


Nº de Votos: 70 Votar


Destino: Ter Diabetes na Escola



A diabetes tipo 1 é a doença crónica mais comum na criança e jovem em idade escolar. De acordo com os dados do Observatório Nacional da Diabetes, em 2015 abrangia 3327 crianças e jovens dos 0 aos 19 anos de idade. Foram detetados 13,3 novos casos por cada 100 000 crianças e jovens até aos 19 anos. Em média, nos últimos anos, surgiram cerca de 300 novos casos por ano em Portugal em idade escolar. As diferenças entre diabetes tipo 1 e tipo 2 são evidentes no tratamento diário das pessoas com diabetes. Para a sociedade, essas diferenças não são claras, o que causa constrangimentos no dia-a-dia das crianças e jovens com diabetes tipo 1. Verifica-se a necessidade de informar a comunidade escolar para uma melhoria da gestão da doença e integração destes alunos.

A diabetes tipo 1 surge maioritariamente em crianças e jovens em idade escolar. O tratamento diário implica múltiplas injeções de insulina e medições de glicemia na escola. Até serem autónomos, é necessário um envolvimento dos profissionais escolares na terapêutica destes alunos. Através da formação a colegas e adultos, promove-se a adesão ao tratamento, a

integração social e a rede de suporte do jovem com diabetes em meio escolar, proporcionando a todos os intervenientes informação sobre diabetes tipo 1, prevenção da diabetes tipo 2 e promoção de estilos de vida saudável.

A APDP é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) fundada em 1926, em Lisboa, sendo a associação de diabetes mais antiga do mundo. Exerce a sua ação no âmbito social e de saúde, com uma zona de influência nacional, essencialmente na região de Lisboa (80%), e com ligações no campo assistencial e formativo a organismos internacionais. É associação-membro da Federação Internacional de Diabetes (IDF).

A APDP recebe dezenas de pedidos anuais de escolas e/ou encarregados de educação para a realização de sessões de formação nas escolas de crianças e jovens com diabetes. Lamentavelmente, não se consegue dar resposta a todos os pedidos por falta de verbas. Com o apoio do Movimento1Euro chegaremos às crianças e jovens, às famílias e às escolas que precisam de nós!