Entre o dia 1 e o dia 20 de cada mês as associações / instituições podem candidatar-se a inserir as suas causas no site da Associação Movimento 1 Euro no valor definido no site (correspondente ao número de associados da Associação Movimento 1 Euro para o mês em causa).

Para tal têm que se candidatar no site e fazer o upload de um conjunto de documentação (ver em candidatura de associações).

No dia 1 de cada mês a Associação Movimento 1 Euro coloca as causas no website para serem votadas pelos nossos associados.

Cada Associado poderá votar o seu 1 Euro apenas uma vez por mês na causa que escolher.

A votação termina às 23h59 do dia 27 de cada mês e no dia seguinte é anunciada a causa vencedora. Seguidamente a Associação Movimento 1 Euro prepara a nova lista de causas e publica-as no primeiro dia de cada Mês para início de votações.

Caso o valor em Euros tenha aumentado entre o dia da candidatura das Associações e o fecho de votação, a Associação Movimento 1 Euro ajuda duas causas e não apenas uma, desde que o valor remanescente seja o suficiente para apoiar na totalidade a 2ª causa. Caso não seja o suficiente, a Associação Movimento 1 Euro guarda esse valor para uma 13ª causa a ocorrer no Natal do ano corrente.

Logo que a ajuda esteja consumada é colocado no website uma fatura, bem como uma carta de agradecimento da instituição ajudada, vídeos e fotografias da ajuda prestada à causa (sempre que possível).

As causas não vencedoras expiram no dia 27 do Mês às 23h59, sendo necessário que as associações / instituições se voltem a candidatar de novo com a mesma ou outra causa no mês seguinte.