A Associação Alzheimer Portugal é uma Instituição Particular de Solidariedade Social fundada em 1988, pelo Professor Doutor Carlos Garcia. É a única organização em Portugal, de âmbito nacional, especialmente constituída para promover a qualidade de vida das pessoas com demência e dos seus familiares e cuidadores. Conta atualmente com cerca de 10.000 associados.

 

Como membro da Alzheimer Europe a Associação participa ativamente no movimento europeu sobre as demências, procurando reunir e divulgar os conhecimentos mais recentes sobre a doença de Alzheimer, promovendo o seu estudo, a investigação das suas causas, efeitos, profilaxias e tratamentos.

Serviços e apoios da Associação Alzheimer Portugal

A Associação apoia as pessoas com demência, suas famílias, amigos e profissionais, através de uma equipa multidisciplinar, com profissionais com experiencia nas demências.

Neste sentido, disponibiliza os seguintes serviços em Lisboa:

- Centro de Dia;

- Serviço de Apoio Domiciliário;

- Gabinete de Apoio Psicossocial;

- Serviços Clínicos Externos:

Consultas médicas de especialidade

Avaliações neuropsicologicas

Centro de Atividades Terapêuticas

Grupo de Ajuda Mútua

 

- Departamento de Formação

                Cursos de formação

                Workshops

- Departamento de Informação

                Boletim

                Site

Estes serviços permitem à Associação responder às solicitações diárias que chegam aos vários departamentos, com pedidos de natureza diversa. A Associação conta com alguns planos de apoio que permitem prestar apoio a utentes com menores/escassos recursos económicos. Nestes apoios destaca-se o Programa de Apoio na Incontinência, um plano de ajuda que visa apoiar associados mais carenciados na aquisição de produtos de Higiene e bem-estar.

O Plano de Apoio na Incontinência tem um cariz essencialmente social, pois, através do mesmo possibilitamos às famílias com carência económicas adquirir o material de incontinência necessário para continuar a prestar cuidados pessoais de qualidade, zelando, desta forma, pela saúde e bem-estar dos seus familiares com demência.

Concomitantemente, o Plano de Apoio na Incontinência encontra-se organizado de forma a que os produtos possam chegar diretamente aos domicílios dos respetivos agregados, não havendo necessidade dos familiares se ausentarem. O Plano de Apoio na Incontinência combate, também, desta forma a sobrecarga dos cuidadores, permitindo-o o alívio da mesma.

Esta candidatura ao Movimento por 1 Euro irá permitir atribuir produtos de higiene e bem- estar aos utentes que apresentarem as suas candidaturas ao PAI 2016 (entre Fevereiro e Março) e cujas candidaturas forem aferidas.

Por vezes, torna-se difícil à Associação Alzheimer Portugal poder contemplar todas as candidaturas que chegam aos nossos serviços, por falta de verba angariada, mesmo após a realização de diversas iniciativas de angariação. Esta nova candidatura ao Movimento por 1 Euro irá permitir chegar com o apoio do Plano de Apoio na Incontinência a um maior número de utentes, em 2016, a nível nacional.

Foto entrega Alzheimer mar2016

 Fatura

Carta de Agradecimento

 

Voltar