A Causa Vencedora foi : “Uma cadeira de rodas para o Abílio

Associação: Salvador

O José Abílio tem 28 anos, tem deficiência mental e dificuldades motoras. Reside na CERCITOP em Mem Martins desde Fevereiro de 2010. É um rapaz cheio de motivação para conviver e participar em actividades com os seus colegas. Contudo, a sua cadeira de rodas actual não se encontra adaptada à sua estrutura física, limitando o seu desempenho e diminuindo a sua autonomia em algumas das actividades que gosta de realizar. Com uma cadeira de rodas nova seria certamente bem mais feliz!

A Acção Qualidade de Vida é uma iniciativa anual da Associação Salvador através da qual são atribuídos apoios a pessoas com deficiência motora, com comprovadas carências financeiras. Infelizmente, não dispoe de verbas que permitam dar resposta aos inúmeros pedidos que recebem, deixando anualmente de fora muitos candidatos a quem o apoio pedido faria uma grande diferença na sua qualidade de vida.

A Associação Salvador solicitou o apoio do Movimento 1 euro, para poder dar uma resposta positiva e gerar uma mudança significativa na vida do José Abílio.

 



Em segundo lugar no mês de Janeiro ficou a causa “Saúde Séniores Desfavorecidos

Associação: Lar Santo António (Associação das Obras Sociais de S. Vicente de Paulo)

O envelhecimento imprime alterações naturais a todo o organismo que debilita e afecta a capacidade de realizar diversas funções. No entanto, a prática regular de exercício físico parece imprimir uma força adversa a tais alterações, contribuindo para a qualidade de vida do idoso na velhice. Deste modo, a prática desportiva deve ser genericamente fomentada nos grupos etários mais avançados, para que estes se tornem "idosos sem idade" (Bento, 2001, p.19). Assim sendo, torna-se imperioso desvendar quais as necessidades, motivações e interesses das pessoas idosas para a prática desportiva, de forma a permitir a sua manutenção nas mesmas (Costa e Hildebrandt, 1991). O Boccia é um jogo que possui uma dimensão universal e pode ser praticado por pessoas com e sem deficiência, nas vertentes de recreação/lazer e de competição.

O Boccia foi adaptado para os deficientes com paralisia cerebral nos anos setenta nos países nórdicos e, na actualidade, não há limite de idade para a sua prática, sendo um jogo misto e jogado por pessoas portadoras ou não de dificuldades físicas ou motoras, jovens ou idosos. Os seus materiais, tal como as regras, foram adaptados/as para possibilitar a sua prática a pessoas que tenham dificuldades motoras.

Para a entrega deste jogo, no valor de cerca de 400 € dispunhamos apenas de 178 €. Após contactarmos o fornecedor, este aceitou conparticipar com a diferença. BOCCASBALLS – www.boccas.biz .

O Lar de Santo António ofereceu ao Movimento 1 euro, um quadro elaborado pelos seus utentes, o qual muito agradecemos.

Voltar