1 - Apoio a jovens mães e seus filhos, em risco.

O Centro da Mãe é uma Instituição Particular de Solidariedade sem fins lucrativos. Foi formado em Junho de 1999 com o objectivo principal de construir um lar para acolher entre 10 a 12 grávidas e jovens mães em situação de risco, com os seus filhos, não existindo nessa altura, na Madeira, qualquer lar para este fim.

Sempre que há possibilidade, o apoio e acompanhamento destas mães é feito no seu âmbito familiar ou local de habitação; no entanto existem situações graves de extremo isolamento e desespero pessoal que exigem um ambiente acolhedor onde se possam prestar os cuidados profissionais necessários, além de acompanhamento durante a gravidez, aquisição de competências parentais e também a formação profissional que ofereça às mães e suas famílias a possibilidade de um futuro independente e seguro.

Todas as mães que chegam ao Centro, quer sejam encaminhadas por uma Assistente Social ou outros Técnicos, são atendidas pela Assistente Social e pela Psicóloga para avaliação da sua situação.

Todos os casos são atendidos individualmente, sendo “cada caso um caso”, variando os apoios prestados consoante a avaliação das necessidades e a nossa capacidade de resposta existindo, igualmente, um apoio ao nível de papas, leite e fraldas, constituindo estes últimos a maioria dos pedidos.

Assim, o nosso pedido de ajuda vai para o fornecimento de 72 latas de leite para bébé e 40 pacotes de fraldas para bébé.

Apresentação Centro da Mãe 

2 - Pijamas para os sem abrigo de Lisboa

A VITAE - Associação de Solidariedade e Desenvolvimento Internacional, é uma Organização Não Governamental de Apoio ao Desenvolvimento (ONGD) e Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). A sua resposta social é feita através do Centro de Acolhimento aos Sem - Abrigo da cidade de Lisboa. Tem como objectivos, contribuir para a reestruturação e reabilitação física, social e profissional dos utentes, satisfazer as necessidades dos Sem - Abrigo ao nível da dignidade pessoal e (re)integração na sociedade, contribuir para o bem-estar e equilíbrio dos indivíduos, atenuar as situações de incapacidade física e psíquica de isolamento e carência, proceder ao encaminhamento individual dos utentes para as respostas existentes. A Vitae possui um centro de acolhimento para o qual vem solicitar ajuda através do fornecimento de 270 pijamas para os sem abrigo que recebe.

 

 

 

 

 

 

Voltar