A Associação Movimento 1 Euro é uma associação de solidariedade social, apolítica, sem fins lucrativos.

A Associação Movimento 1 Euro representa, através do "Movimento 1 Euro", um movimento cívico que pretende unir, organizar e mobilizar as vontades da sociedade civil com o objetivo de colmatar determinadas insuficiências do país em diversas áreas, desde a economia, à saúde, ao meio ambiente, cultura e educação.

Na Associação Movimento 1 Euro não fazemos distinção de raças, classes sociais ou convicções religiosas.

Distinguimo-nos por ser uma associação que utiliza apenas o apoio financeiro dos associados (12 Euros de anuidade por cada associado) para apoiar causas escolhidas e votadas por todos os associados através do nosso website.

Acreditamos que com pouco, mas unidos, podemos fazer muito.

A Associação Movimento 1 Euro visa apoiar socialmente a sociedade nos mais diferentes campos: Economia, Saúde, Meio Ambiente, Cultura e Educação.

Desta forma a Associação Movimento 1 Euro irá apoiar, associações/instituições sociais que desenvolvem o seu trabalho nas mais diferentes áreas.

A Associação Movimento 1 euro através do seu Movimento 1 euro intervém através de organizações que intervenham no terrotório nacional e nos países lusófonos.

A Associação Movimento 1 Euro utiliza apenas o valor das quotas dos associados – 12 Euros por ano por associado (que corresponde a 1 Euro/mês) - para apoiar as causas sociais.

A Associação Movimento 1 Euro apoia todas as causas que reflictam uma necessidade social e que se insiram nos campos da Economia, Saúde, Meio Ambiente, Cultura e Educação.

As causas que se candidatem, no período de candidatura pré-definido (do dia 1 ao dia 20 de cada mês), e que preencham devidamente, todos os requisitos exigidos pela Associação Movimento 1 Euro serão as causas submetidas à votação no mês seguinte.

A Associação Movimento 1 Euro foi criada com o objectivo de unir pessoas que queiram ajudar o próximo.

A Associação Movimento 1 Euro diferencia-se por utilizar apenas o valor das quotas dos associados – 12 Euros de anuidade que corresponde a 1 Euro por mês - para o apoio às causas sociais, ao contrário de algumas associações sociais que utilizam as quotas dos associados para financiar a estrutura da associação e o apoio financeiro das empresas para apoiar os projectos sociais.

Na Associação Movimento 1 Euro quem escolhe onde quer utilizar o seu apoio financeiro (1Euro) são os associados que mensalmente votam, através do nosso site, na causa que querem ver apoiada. Democraticamente vence a que obteve mais votos.

Mensalmente a Associação Movimento 1 Euro coloca no website o valor máximo até ao qual as associações/instituições podem candidatar as suas causas.

Esse valor é fixado em função do número de associados que a Associação Movimento 1 Euro possui até ao dia 20 de cada mês.

O número de associados será correspondente ao valor máximo que uma causa se pode candidatar, exemplo: 300 Associados = 300 Euros o valor máximo para a causa.

Caso a quantia amealhada seja superior à solicitada para apoiar a causa votada pelos associados, a Associação Movimento 1 Euro irá apoiar a segunda causa mais votada, se a quantia assim o permitir.

Exemplo: A Associação Movimento 1 Euro possui 300 Euros para o mês de Janeiro e a causa mais votada solicita um valor de 100 Euros, sobram 200 Euros.

Se a segunda causa mais votada, puder ser apoiada com os 200 Euros remanescentes a Associação Movimento 1 Euro apoiará. Caso a segunda causa mais votada solicite um valor superior aos 200 Euros, este valor passará para a causa Extra do Natal.

A Associação Movimento 1 Euro apoiará no mês de Dezembro uma causa extra – Causa do Natal – que será o amealhar de todo o dinheiro extra que a Associação Movimento 1 Euro conseguir juntar, pela diferença do valor entre o dinheiro que a Associação Movimento 1 Euro possui e os valores atribuídos às respectivas causas.

Mensalmente, e após o apoio à(s) causa(s) vencedora(s) do mês em questão, estará exposto talões de compras.

O objectivo da Associação Movimento 1 Euro mais do que resolver todos os problemas, o que seria utópico, é unir pessoas com vontade de ajudar o próximo e apoiar quem mais precisa.

Desta forma, a Associação Movimento 1 Euro poderá apoiar as causas sem ser na sua totalidade, mas contribuindo para a sua resolução e melhoria, entrando em parceria com outras entidades públicas e/ou privadas na concretização da mesma.

Uma vez que o pagamento da quota dos associados da Associação Movimento 1 Euro é de 12 Euros anuais (1 Euro por mês), a quantia de dinheiro parada no banco renderá juros.

No final do ano a quantia de dinheiro acumulado pelos juros será demonstrado aos associados, através de um relatório específico.

O destino do dinheiro que foi gerado pelos juros reverterá a favor da estrutura da associação.

A Associação Movimento 1 Euro utiliza o apoio de algumas empresas que patrocinam todos os custos associados ao dia-a-dia da Associação Movimento 1 Euro. Estes custos serão demonstrados e justificados no final do ano através de um relatório exposto no site.

O Movimento 1 euro preconiza o lema: 1Euro…um sorriso. Para que independente das diferenças financeiras de cada um, todos possamos ajudar com um mesmo gesto, com um mesmo valor…1 Euro. Mais do que a força financeira individual, acreditamos na união de forças e vontades.
No entanto, cada pessoa, seja membro ou não deste Movimento, pode fazer um donativo livre na nossa página de doações. Estará a contribuir na mesma para o nosso Movimento, mas não para uma causa especifica, sim para a nossa estrutura associativa.